A FORMAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NA ÁREA DA SAÚDE: CONSIDERAÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA
Promoção da saúde
Educação física
Educação física e treinamento
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Quality of life
Health promotion
Physical education
Reis, Ricardo Gomes | Postado em:
2016
Resumo
Na prática profissional, ainda há fragilidades acerca da importância de o Educador
Físico possuir uma visão totalizante do cenário de aula e do aluno, e tal fato caminha
para uma desvalorização da profissão diante de outras profissões na área da saúde.
O objetivo desta pesquisa foi discutir a formação profissional do Educador Físico
com vistas à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Para isso, foi utilizada uma
pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo e documental. Na primeira etapa
foi feito levantamento bibliográfico pela BIREME/Biblioteca Virtual de Saúde (BVS),
nas bases de dados eletrônicos da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe
em Ciências de Saúde), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e
em publicações nacionais e internacionais no período de 2004 a 2014. E na segunda
etapa, foi realizada a pesquisa documental no centro de memória Inezil Penna
Marinho e na coordenação de Licenciatura e Graduação da EEFD/UFRJ. Desta
forma, não foram encontradas evidências de propostas de intervenção pedagógica
consistentes, pautadas para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Porém, foi
observado que, ao longo do tempo, a formação do Educador Físico passou por
várias alterações curriculares significativas. Assim pode-se inferir que a Educação
Física, como área de conhecimento, ainda tem grandes desafios conceituais,
teóricos e metodológicos a superar e uma ampla contribuição a fazer. Conclui-se
que, a formação do Educador Físico deve apresentar atitude crítico-reflexiva perante
a produção de conhecimento da área, visando obter subsídios para o aprimoramento
constante de seu trabalho que apresente uma clara visão pedagógica e científica,
além de demonstrar capacidade para resolver problemas concretos da prática
profissional para a Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
REIS, Ricardo Gomes. A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Assunto(s)
Qualidade de vidaPromoção da saúde
Educação física
Educação física e treinamento
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Quality of life
Health promotion
Physical education