APRENDENDO A LER O PISA: AVALIAÇÃO OU PRODUÇÃO DE SABERES?
Exame
Produção de saberes
Regulação
Leitura como enunciação
Análise do discurso
Avaliação educacional
Discurso constituyente
Examen
Producción de saberes
Regulación
Lectura como enunciación
Oliveira, Lidiane dos Santos | Postado em:
2015
Resumo
Esta pesquisa tem por tema as avaliações em larga escala, especificamente o Programme
for International Student Assessment (Pisa). Este exame é realizado trienalmente pela
OCDE abarcando três “áreas do conhecimento”: Leitura, Matemática e Ciências.
Centramos nossas análises nos relatórios brasileiros referentes à aplicação da prova de
leitura nas edições de 2000 e 2009. Nesses documentos observamos características
pertinentes aos Discursos Constituintes, conforme as investigações de Maingueneau
(2008) e por meio deles, estabelecemos como objetivos: identificar os conhecimentos
privilegiados pelo Pisa em seu exame; compreender as medidas usadas para aferir o
“desempenho” dos alunos e analisar a relação entre o exame, as políticas públicas e o
monitoramento dos sistemas educacionais. Para isso, recorremos às considerações de
Maingueneau (1996), Daher e Sant’Anna (2002), Rocha e Gurgel (2002) sobre a leitura
como enunciação. Assim, analisamos as matrizes de referência que orientam a
formulação das questões da prova de leitura, cujo enfoque é o ato de ler como um processo
cognitivo. Os resultados obtidos nesses exames são transformados em dados estatísticos
e usados como norteadores de políticas públicas. Nesse sentido, são importantes as
análises de Foucault (2008;2014) sobre Biopolítica, as ações de controle do Estado sobre
sua população. Entendemos ser o exame Pisa, assim como outros exames em larga escala,
ponto central de recentes políticas públicas educacionais, nas quais o Estado passa a ter a
função de regular a educação pública em vez de promovê-la
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Discurso constituinteExame
Produção de saberes
Regulação
Leitura como enunciação
Análise do discurso
Avaliação educacional
Discurso constituyente
Examen
Producción de saberes
Regulación
Lectura como enunciación
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: