A LEITURA DOS NATIVOS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PSICOLINGUÍSTICA
Compreensão leitora
Cognição
Internet
Psicolinguística
Psicolinguística
Nativo
Leitura
Digital
Reading
Reading comprehension
Cognition
Internet
Psycholinguistics
Souza, Joana Angélica da Silva de | Postado em:
2016
Resumo
O uso que se faz atualmente de tecnologias como computadores, tablets e celulares
conectados à Internet é crescente e intenso. Considerando o fenômeno conhecido nas
neurociências como plasticidade cerebral (SCHWARTZ, 2002) e o escopo teórico da
Psicolinguística sobre leitura, pesquisas (SMALL, 2009; CARR, 2011) sugerem que o uso
da Internet favorece o acesso a um fluxo praticamente ilimitado de informações e o
desenvolvimento da capacidade de realizar múltiplas tarefas, o que teria um encargo
cognitivo preocupante: a perda gradativa da nossa capacidade de concentração e reflexão.
Esse quadro suscita duas perguntas básicas: I) Como essas mudanças em nosso
comportamento cognitivo, causadas pelo uso intenso de meios virtuais, podem afetar a
longo prazo nossa capacidade de decodificar e atribuir significados ao que lemos no nosso
dia a dia? II) As novas gerações, os chamados os nativos digitais (PRENSKY, 2001), estão
mais suscetíveis a essas mudanças pela exposição precoce aos meios virtuais e
gradativamente estão lendo de forma menos eficiente no que se refere à compreensão leitora
e à retenção de informações do conteúdo lido na memória de longo prazo? Definimos como
objetivos do trabalho a verificação de possíveis dificuldades na compreensão de textos e
retenção de informações por parte dos nativos digitais e averiguação de possíveis
diferenças na leitura em meio digital e impresso por parte dos nativos digitais e dos
imigrantes digitais. Utilizamos a metodologia experimental, com um experimento em
que os participantes foram divididos em dois grupos – Nativos Digitais e Imigrantes
Digitais – e realizaram a tarefa de preenchimento de lacunas no modelo do Teste de
Cloze (TAYLOR, 1953) e um teste de memória/reconhecimento das palavras apresentadas
no texto. O Teste de Cloze consiste em um texto com lacunas a serem preenchidas com
palavras que completem o sentido e mantenham a mensagem do texto coerente. As
variáveis dependentes foram o número de palavras preenchidas de forma coerente com o
sentido do texto e o número de palavras recordadas no teste de memória, enquanto as
variáveis independentes foram a classificação em nativo digital ou imigrante digital, o meio
utilizado para a leitura, papel ou computador, e o tamanho do texto, curto ou longo. Os
sujeitos não foram expostos às mesmas condições experimentais (distribuição entre
sujeitos)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
LeituraCompreensão leitora
Cognição
Internet
Psicolinguística
Psicolinguística
Nativo
Leitura
Digital
Reading
Reading comprehension
Cognition
Internet
Psycholinguistics
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