Metadata
Mostrar registro completo
COMPRAS COLETIVAS NO MERCADO DE ORGÂNICOS: UM DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DA REDE ECOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Compras coletivas
Economia solidária
Planejamento estratégico
Matriz SWOT
BSC
Planejamento estratégico
Alimento orgânico
Economia solidária
Organic market
Collective purchases
Solidarity economy
Strategic planning
SWOT matrix
Oliveira, Renata Araujo de | Postado em:
2017
Resumo
A demanda por produtos orgânicos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Isso ocorre principalmente devido a crescente preocupação com a saúde e o forte apelo ambiental. No entanto, o crescimento da agricultura orgânica poderia ser ainda maior, mas infelizmente, apesar da expansão da oferta, os preços mais altos dos produtos orgânicos em relação aos convencionais a torna insuficiente. Nesse contexto, as compras coletivas surgem como uma solução para esse problema, pois permitem aos consumidores acesso aos produtos orgânicos a um preço justo, sendo uma prática econômica alternativa. Outro grande entrave para o desenvolvimento do mercado orgânico é o baixo nível de consciência do grande público sobre seus benefícios. Dessa forma, tendo como o objeto de estudo a Rede Ecológica, situada no estado do Rio de Janeiro e caracterizada como um empreendimento econômico solidário que, além de realizar compras coletivas, visa promover o consumo consciente, o presente estudo buscou apresentar a aplicabilidade de ferramentas estratégicas como a matriz SWOT e o BSC nesse tipo de organização. A matriz SWOT foi utilizada para dar uma análise detalhada do ambiente organizacional na qual a Rede Ecológica está inserida e, a partir dessa análise, foi desenvolvida uma proposta de BSC e um mapa estratégico visando o aperfeiçoamento da gestão da Rede. Por ela não ser apenas uma organização que realiza compras coletivas, atividade estruturante da Rede Ecológica, a participação coletiva faz com que, para seus membros, ela represente um espaço de materialização de valores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Mercado orgânicoCompras coletivas
Economia solidária
Planejamento estratégico
Matriz SWOT
BSC
Planejamento estratégico
Alimento orgânico
Economia solidária
Organic market
Collective purchases
Solidarity economy
Strategic planning
SWOT matrix