A GESTÃO ORIENTADA A PROCESSOS APLICADA A UMA FARMÁCIA DE UM SERVIÇO DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Atenção primária à saúde
Assistência farmacêutica
Pharmaceutical assessment
Business process management
Primary health care
Carvalho, Jane Maria de | Postado em:
2014
Resumo
A atenção primária à saúde (APS) é a principal porta de entrada no sistema de saúde e se direciona para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. No Brasil, o modelo de Estratégia da Saúde da Família (ESF) foi escolhido para fortalecimento da APS. A renovação da APS e o sistema baseado na ESF constitui uma importante abordagem para a produção de melhorias e a promoção da equidade nos serviços de saúde. Visando atender a essas necessidades a assistência farmacêutica precisa se reorganizar garantindo melhorias nos processos logísticos de abastecimento e qualidade na atenção à saúde. A Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) apresenta uma alternativa para isto, a utilização do modelo de gestão por processos tendo como foco principal o indivíduo, família e comunidade (IFC). Ao direcionar a atenção principal do trabalho para IFC há a integração do farmacêutico com o usuário e a equipe multidisciplinar, promovendo saúde e o uso racional dos medicamentos. O propósito deste trabalho é aplicar o modelo de gestão por processos em uma farmácia de um serviço da atenção primária à saúde do município do Rio de Janeiro com o intuito de aproximar o farmacêutico na realização de serviços clínicos. Foi realizado um estudo de caso para demonstrar como ocorreu a aplicação do modelo de gestão por processos apresentado por autores que propõem a gestão por processos como um modelo alternativo à gestão convencional focada em funções. Os processos da farmácia foram mapeados e redesenhados. Os processos-chave e os críticos de êxito foram identificados e os indicadores foram selecionados na literatura para a mensuração destes processos. O processo de logística foi eleito como processo crítico, este processo teve seus indicadores mensurados ao longo de 6 meses, melhorias foram implantadas e foram definidos responsáveis por cada subprocesso. Os técnicos de farmácia se aproximaram do processo de logística e o farmacêutico se aproximou dos processos-chave. O processo-chave passou a ter maior destaque e participação do farmacêutico visando à melhoria do atendimento ao usuário, além disto, foi iniciado um novo processo-chave: o seguimento farmacoterapêutico de hipertensos. A reorientação do modelo de gestão do serviço de farmácia pôde contribuir com a inserção do farmacêutico na equipe multidisciplinar e na transformação do usuário do serviço no principal cliente das atividades desenvolvidas pelo farmacêutico
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Gestão por processosAtenção primária à saúde
Assistência farmacêutica
Pharmaceutical assessment
Business process management
Primary health care