OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Obesidade
Adolescente
Educação física e treinamento
Comunicação interdisciplinar
Obesidade
Adolescente
Educação física e treinamento
Interdisciplinary communication
Obesity
Adolescents
Physical education and training
Barreto Filho, Edison Marcos | Postado em:
2016
Resumo
A interdisciplinaridade é o diálogo entre diferentes disciplinas (duas ou mais). É de fundamental importância em algumas áreas de estudo, tais como a educação, e ocorre por meio de integração, diálogos e contrapontos entre disciplinas. Compreende proximidade, convergência, contato e interação, e em certos casos é uma exigência para realização de pesquisa e para construção do conhecimento. Objetivo Geral: desenvolver um programa interdisciplinar participativo que venha a contribuir para a conscientização dos estudantes do 1º ano do ensino médio quanto à redução do sobrepeso. Objetivos Específicos: descrever as dúvidas dos docentes sobre obesidade; analisar de que forma o trabalho interdisciplinar pode auxiliar os docentes na promoção e prevenção da obesidade entre os estudantes; discutir como a educação permanente pode auxiliar os docentes e demais profissionais do Instituto Federal Fluminense- IFF, Centro, na abordagem dos alunos sobre a prevenção da obesidade; e, elaborar um projeto de capacitação interdisciplinar, para contribuir na construção do programa. Metodologia: estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratório. Os participantes foram 11 (onze) professores atuantes há, pelo menos, 10 anos nesta Instituição, que desenvolvem atividades regulares na disciplina Educação Física, do Ensino Médio Integrado. Utilizou-se para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com base na análise temática de conteúdo, por meio de categorias temáticas, e analisadas à luz do referencial teórico de Ivani Fazenda. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense sob o Nº 1.269.415. Resultados: obtiveram-se quatro categorias: a interdisciplinaridade segundo os docentes; obesidade e promoção da saúde na escola: um olhar crítico reflexivo; estratégias de EPS, tendo em vista a prevenção da obesidade; a interdisciplinaridade como fator de promoção e prevenção da obesidade. Conclusão: ficou evidenciado que não basta apenas educar o discente, mas, sim, fazer com que sua família faça parte deste processo. Por mais que a escola tenha o papel de educar sobre os hábitos alimentares, é em casa que se começa esse trabalho. Para tanto, urge a necessidade de se desenvolver educação coletiva. Neste sentido foi apresentada uma proposta de construção de um programa interdisciplinar participativo, com o objetivo de prevenir a obesidade e promover a saúde no IFF, contando com a presença dos pais, discentes, docentes e servidores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFonte
BARRETO FILHO, Edison Marcos. Obesidade na adolescência: a interdisciplinaridade como estratégia de promoção da saúde. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Assunto(s)
Comunicação interdisciplinarObesidade
Adolescente
Educação física e treinamento
Comunicação interdisciplinar
Obesidade
Adolescente
Educação física e treinamento
Interdisciplinary communication
Obesity
Adolescents
Physical education and training