TECNOLOGIA EDUCACIONAL: UM INSTRUMENTO DINAMIZADOR DO CUIDADO COM IDOSOS
Cuidadores
Tecnologia educacional
Saúde do idoso
Cuidadores
Tecnologia educacional
Aging health
Caregivers
Educational technology
Cardoso, Rachel da Silva Serejo | Postado em:
2016
Resumo
Estudo de natureza qualitativa com abordagem participativa cujos objetivos foram: desenvolver tecnologia educacional (TE) com os cuidadores de idosos a partir das necessidades, dificuldades e interesses manifestados pelos mesmos; descrever os conteúdos considerados fundamentais manifestados pelos cuidadores relativos aos cuidados com pessoa idosa, analisar as necessidades, dificuldades e interesses com os cuidadores de idosos e produzir uma TE com os cuidadores de idosos com vistas ao seu
aprimoramento. Os participantes foram cuidadores do curso oferecido por FURNAS/TEAR e do cuidadores participantes do programa universitário intitulado EASIC/UFF. A coleta de dados foi pautada nas diretrizes do “World Café” Europe onde através deste, os dados foram analisados, categorizados e posteriormente, a TE foi desenvolvida junto com os participantes. A análise tipo de Conteúdo Temático segundo
Bardin (2011) e também utilizou-se os conceitos de Freire (2014) de relação dialógica e educação problematizadora além de autores da gerontologia. Emergiram três classes temáticas, quatro categorias e 10 subcategorias. A primeira classe temática relaciona às necessidades dos cuidadores; a segunda classe temática ressalta as dificuldades apontadas pelos cuidadores, e a terceira classe pontua os interesses do cuidadores para proceder o cuidado com o idoso. A partir das discussões das classes temática, categorias e subcategorias, foram elaboradas duas tecnologias educacionais a saber: mídia e um coletânea tipo manual que contemplou todos as necessidades, dificuldades e interesses
referidas pelos cuidadores para procederem o cuidado com o idoso. Enfatiza-se que, as TEs produzidas, foram apresentadas aos cuidadores e os mesmos opinaram em relação à clareza dos objetivos, aparência e o conteúdo procedendo-se todas as modificações pertinentes encaminhadas pelos cuidadores. Conclui-se que há necessidade de práticas em educação em saúde com os cuidadores de idosos. Assim sendo, a tecnologia educacional é recomendada enquanto ferramenta facilitadora na prestação do cuidado aos idosos e considera-se que a mesma possa ser usada tanto para os cuidadores quanto por profissionais de saúde como instrumento nos cuidados com as pessoas idosas.
Enfatiza-se a necessidade de novos estudos que utilizem tecnologia educacional voltado para os cuidadores de idosos e sua validação para utilização do mesmo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFonte
CARDOSO, Rachel da Silva Serejo. Tecnologia educacional: um instrumento dinamizador do cuidado com idosos. 2016. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Assunto(s)
Saúde do idosoCuidadores
Tecnologia educacional
Saúde do idoso
Cuidadores
Tecnologia educacional
Aging health
Caregivers
Educational technology