ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA CARTOGRAFIA DAS MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO
Docente
Instituições acadêmicas
Educação em saúde
Ensino
Docente
Instituições acadêmicas
Education
Teaching
Academic institutions
Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de | Postado em:
2013
Resumo
Construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
ARAÚJO, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.Assunto(s)
EnsinoDocente
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Educação em saúde
Ensino
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Teaching
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