METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO CRÍTICO E REFLEXIVO
Metodologia
Currículo
Enfermagem
Metodologia
Currículo
Nursing
Methodology
Curriculum
Almeida, Emilene Pereira de | Postado em:
2013
Resumo
Diante da necessidade de se adequar à formação profissional do enfermeiro às demandas do mercado de trabalho, e as demandas do SUS, diversas instituições de ensino superior, estão em busca de reformular seus currículos e suas diretrizes curriculares pautadas nas DCN-E de 2001. A reforma curricular tem por finalidade adequar a formação acadêmica às transformações sociais que ocorrem no mundo globalizado, onde a prática social se insere na arte de cuidar, no intuito de consolidar ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. O presente estudo realizado em uma instituição de ensino particular que utiliza as metodologias ativas- problematização, como meio de alcance do perfil profissional de enfermagem crítico e reflexivo, tem como objetivo avaliar as contribuições das metodologias ativas na formação do enfermeiro crítico e reflexivo. Desenvolveu-se um estudo com a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, exploratória de campo, no período de março a outubro de 2012. Para coleta de dados foram realizados dois grupos focais com quatorze estudantes, do oitavo período do curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior localizado na região serrana do Rio de Janeiro. A leitura e interpretação dos dados basearam-se na análise de conteúdo segundo Bardin(1995). Os resultados foram estruturados a partir da categorização dos seguintes eixos centrais: O que os estudantes entendem por metodologias ativas - problematização; O que entendem por estudante crítico e reflexivo; A relevância desta metodologia ativa para a formação profissional; e a contribuição do cenário tutorial e dos demais cenários para a formação profissional. Constatou-se que a utilização da metodologia ativa, com um currículo integrado e orientado por competências propicia aos estudantes uma aproximação clara com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Enfermagem e favorecem uma qualificação mais voltada para as necessidades do SUS. Para tanto, fica claro ser preciso que o corpo docente tenha domínio do método e conheça sua aplicação, realize uma revisão dos próprios conceitos de ensinar e aprender; sinta-se desafiado a buscar o desenvolvimento de competências necessárias à formação de uma identidade não só profissional mais também pessoal e social. Conclui-se que a resistência a mudança pode nascer não apenas da angustia gerada pela maior autonomia no processo de aprendizagem de um corpo discente acostumado a ter um processo de aprendizagem direcionado, mas também da insegurança de um corpo docente de educadores, frente a maiores liberdades de questionamentos e direcionamento da discussão por parte de estudantes mais interessados e envolvidos
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
ALMEIDA, Emilene Pereira de. Metodologias ativas no ensino de enfermagem: contribuições para a formação do enfermeiro crítico e reflexivo. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.Assunto(s)
EnfermagemMetodologia
Currículo
Enfermagem
Metodologia
Currículo
Nursing
Methodology
Curriculum