DSpace
 

RIUFF >
Ciências Sociais Aplicadas >
IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social >
GCI - Ciência da Informação >
GGB - Curso de Graduação em Biblioteconomia - Bacharelado >
GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/2679

Title: Ação cultural e Biblioteconomia: uma análise da formação do bibliotecário como agente cultural
Authors: Souza, Anna Clara Rodrigues de Melo
???metadata.dc.contributor.advisor???: Cabral, Rosimere Mendes
???metadata.dc.contributor.members???: Furtado, Joaci Pereira
Souza, Elisabete Gonçalves de
Issue Date: 10-Jan-2017
Abstract: O seguinte estudo tem como objetivo discutir a formação do bibliotecário como agente cultural por meio de análises das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Rio de Janeiro e determinando, de acordo com a literatura da área, se estas estão suficientes para formar bibliotecários aptos a desenvolver funções de agente cultural em unidades de informação. Considera-se a importância da aplicação de políticas de ações culturais em bibliotecas e pretende-se demonstrar a necessidade de se formar um profissional apto a desenvolver essas ações. Este trabalho faz um breve histórico da formação dos cursos de Biblioteconomia do Brasil com o objetivo de compreender as raízes históricas por traz do nosso currículo atual. Traz também definições acerca dos conceitos de cultura e ação cultural e busca na literatura quais as competências necessárias a um bibliotecário para exercer a função de agente cultural. Conclui que as matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Rio de Janeiro não estão aptas a formar bibliotecários como agentes culturais e propõe pensar acerca de mudanças nesses currículos a partir do exemplo das matrizes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP).
???metadata.dc.description.abstractother???: The following study aims to discuss the formation of the librarian as a cultural agent through curriculum matrices analysis of librarianship courses of Federal Universities of Rio de Janeiro and determining, according to the literature of the area, whether or not they are sufficient to form librarians able to develop cultural agent on information units. It is considered the importance of the implementation of political application of cultural actions in libraries and is intended to demonstrate the need to train a professional able to develop these actions. This work is a brief history of the formation of the librarianship courses in Brazil in order to understand the historical roots behind our current curriculum. It also brings about definitions of the concepts of culture and cultural action and rely on literature to figure which skills are necessary for a librarian to exercise the cultural agent function. It concludes that the curriculum matrices of librarianship courses of the Federal University of Rio de Janeiro are not able to train librarians as cultural agents and proposes to think about changes in these curriculums from the example of the headquarters of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and University of São Paulo (USP).
URI: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/2679
Appears in Collections:GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SOUZA, Anna.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback