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SAPOS E PRÍNCIPES? A LITERATURA, A FORMAÇÃO, AS METAMORFOSES E O DESTINO DA GENTE
Ensino
Leitura
Literatura
Leitura
Literatura
Direitos humanos
Human rights
Teaching
Reading
Literature
Pereira, Dinelza de Andrade | Postado em:
2016
Resumo
Este texto versa sobre a importância da literatura na formação humana. Trata-se de uma breve reflexão desenvolvida com o propósito de satisfazer a curiosidade pela qual fui acometida ao conhecer esta temática, na universidade. Os primeiros passos neste processo de conhecimento inicial que, dentre outros autores, aproximou-me de Antônio Candido, produziu não apenas a curiosidade de fazer descobertas acerca desta arte chamada literatura, mas de entender como ela contribuiria para tirar as vendas que nos colocam nos olhos desde cedo na vida. Do contato inicial surgiram indagações sobre as razões da falta de incentivo para a formação do leitor na escola e sobre os porquês de não sentirmos falta deste alimento. A partir de minha própria história fui, por vezes, fazendo costuras sobre o tecido que eu ia aos poucos enxergando, assim como em outras tantas vezes tive que descosturar o terreno social, no qual, fui forjada mulher dona de casa. Neste vai e vem, faz e desfaz, fui encontrando explicações para a negação, aos que não nascem dentre os socialmente favorecidos pelas outras riquezas, do direito que não tive de gostar de ler. Assim, a partir de leituras e conversas relacionadas ao tema tanto em sala de aula, como em outras orientações, foi se desvelando o verdadeiro sentido, bem como a importância da literatura e da leitura na vida de um aluno. O processo e os resultados preliminares que apresento neste relato apontam os benefícios, assim como os porquês de não ser fomentado nem o hábito e nem o gosto pela literatura como um direito humano básico. Ora, se a leitura é um processo libertador, conforme descobri, sua prática é incompatível com a vida numa sociedade de luta de classes. Sendo assim, a conclusão do estudo apontou não para uma resposta afirmativa, mas para questões como: neste tipo de sociedade, aos filhos das classes subalternas, cabe a quem o incentivo à leitura? Aos pais? À escola? E quando esse leitor não teve oportunidade de ter contato com a leitura por causa de sua classe social de origem, a quem devemos imputar a responsabilidade por suas condutas inaceitáveis, do ponto de vista das normas e leis que o regem
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Direitos humanosEnsino
Leitura
Literatura
Leitura
Literatura
Direitos humanos
Human rights
Teaching
Reading
Literature