EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS
Acidentes por quedas
Educação continuada
Envelhecimento
Acidentes por quedas
Educação continuada
Aging
Fall accidents
Continuing education
Contarine Neto, Luiz | Postado em:
2016
Resumo
As quedas destacam-se como um dos principais fatores que acometem a saúde do idoso, sendo responsáveis pela perda da independência funcional e da sua qualidade de vida. Desse modo, os objetivos do presente estudo foram verificar a prevalência de quedas e seus fatores de riscos nos idosos frequentadores do projeto Centro Qualidade de Vida (CQV) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro; desenvolver uma experiência de Educação Permanente entre os profissionais de Educação Física e elaborar uma proposta de intervenção para a prevenção de quedas. A problemática que levou ao desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da observação dos autores, na prática, do absenteísmo dos idosos nas atividades práticas devido a problemas de saúde, em consequência de acidentes relacionados a quedas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem metodológica quantitativa, realizado no período de fevereiro a março de 2015, no IFF Campos. Os sujeitos foram 50 idosos de 60 anos ou mais, de ambos os sexos, e os profissionais de Educação Física (EF) que participam do projeto CQV. Os dados foram coletados em duas etapas: na primeira etapa com os idosos, foi aplicado um questionário para investigação do evento queda. Na segunda etapa, para o desenvolvimento da oficina de Educação Permanente, trabalhou-se com nove profissionais de EF, sendo que cinco desses atuam diretamente no projeto. Os dados do questionário foram tabulados a partir da análise estatística por distribuição percentual. A prevalência de quedas entre os idosos foi de 50%. Entre os que sofreram quedas, 40% tiveram uma única queda em 12 meses e a maior parte ocorreu na residência (68%). A prevalência de quedas associou-se à idade entre 70 a 79 anos (60%), sendo a maioria do sexo feminino (80%). Em relação aos fatores de riscos, destaca-se a presença de piso irregular nas residências (32%), escadas sem corrimão (42%), ausência de tapetes de borracha ou piso antiderrapante nos banheiros (52%), ruas e calçadas com buracos (68%) e piso irregular (72%). Como produto desse estudo, foi elaborada uma cartilha com informações sobre os fatores de riscos e 'dicas' para a prevenção de quedas, além da proposta de implantação da Educação Permanente na Educação Física. Esses dados chamam a atenção para a necessidade de ações educativas e preventivas que favoreçam a identificação dos fatores de riscos, já que só a partir do seu conhecimento é possível estabelecer um programa de prevenção eficiente
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
CONTARINE NETO, Luiz. Educação permanente como contribuição para a intervenção e prevenção de quedas em idosos. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Assunto(s)
EnvelhecimentoAcidentes por quedas
Educação continuada
Envelhecimento
Acidentes por quedas
Educação continuada
Aging
Fall accidents
Continuing education