Metadata
Mostrar registro completo
A FORMAÇÃO DE LEITORES PELA BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Biblioteca Parque
Mediação de leitura
Estudo de usuário
Usuários de bibliotecas
Mediação
Hábito de leitura
Study of library users
Library Park
Mediation of reading
Silva, Jessica Souza da | Postado em:
2016
Resumo
O presente trabalho é um estudo de usuários aplicado num novo modelo de
biblioteca pública trazido da Colômbia, com o objetivo de transformar o acesso à
informação com um novo conceito de espaço dedicado à leitura. Em seu
organograma, a biblioteca conta com o Programa de Educação, projeto voltado para
atividades que fomentam a leitura em todo e qualquer usuário que a frequenta,
fazendo parcerias com escolas, ONGs e educadores do entorno. Esta pesquisa
objetivou traçar um perfil dos diferentes tipos de usuários que o Programa de
Educação conseguiu alcançar em suas atividades ao longo de 1 ano e 10 meses de
reabertura da biblioteca. Apresenta revisão de literatura, identifica e analisa
fundamentos teóricos e metodológicos que apoiem a presente pesquisa. Explicita
sobre a origem do modelo das Bibliotecas Parque, fala sobre a reabertura da
Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro, das suas práticas de mediação de
leitura e sobre o Programa de Educação. O estudo realizado é do tipo pesquisa de
campo com uma abordagem quantitativa, cuja amostragem foi composta por
diferentes tipos de usuários: de estudantes do ensino fundamental ao doutorado, de
pesquisadores, de moradores de rua e de portadores de necessidades especiais
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Estudo de usuáriosBiblioteca Parque
Mediação de leitura
Estudo de usuário
Usuários de bibliotecas
Mediação
Hábito de leitura
Study of library users
Library Park
Mediation of reading
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: