PERCEPÇÕES DOS DOCENTES AVALIADOS PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES): UM ESTUDO SOBRE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO
Gerencialismo
Produtivismo acadêmico
Modelo CAPES de Avaliação
Trabalho docente
Pesquisa científica
Avaliação da capacidade de trabalho
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Neoliberalismo
Produtividade
Liberdade acadêmica
CNPq
Corpo docente
Qualidade de ensino
Ferreira, Carla Guimarães | Postado em:
2016
Resumo
Após a crise do modelo fordista nos anos 1970, nas décadas seguintes – 1980 / 1990, uma série de recomendações preconizada pelos organismos financeiros multilaterais acarretou em reformas políticas e econômicas mundiais. Tratava-se de uma nova hegemonia do pensamento econômico liberal. Denominado neoliberalismo, ascendeu fortemente no Brasil nos anos de 1990. O gerencialismo, modelo de gestão baseado no neoliberalismo, chegava ao país através das reformas estatais da época que atingiram o setor público, submetendo-o aos moldes comércio-empresa e trazendo a tona conceitos como "eficiência" e "produtividade". A ideologia neoliberal avançou também na área acadêmica, bem como o gerencialismo ao adotar “ferramentas” da gestão empresarial no campo educacional. Transformar universidades em empresas induz a mercantilização da educação superior e a adoção de critérios quantitativistas para se avaliar o trabalho docente – bases do produtivismo acadêmico. Uma das consequências desse processo é que a qualidade da produção acadêmica é desconsiderada em prol da valorização da quantidade. A avaliação docente emana de diretrizes estatais por mediação do CNPq e da CAPES. Esta última avalia (ou regula) o trabalho docente ao mesmo tempo em que o fomenta. Neste trabalho, a pesquisa de campo, empregando um questionário e a entrevista como coleta de informações, foi utilizada como parte da metodologia proposta para cumprir o objetivo de identificar as percepções dos docentes sobre a avaliação que a CAPES realiza; visto seus repetitivos comentários quanto aos aspectos negativos dos critérios de avaliação que ela emprega. Como parte da conclusão, buscou-se sugerir, com base nas opiniões de diversos docentes de distintos cursos, melhorias para o processo de avaliação da CAPES
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
NeoliberalismoGerencialismo
Produtivismo acadêmico
Modelo CAPES de Avaliação
Trabalho docente
Pesquisa científica
Avaliação da capacidade de trabalho
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Neoliberalismo
Produtividade
Liberdade acadêmica
CNPq
Corpo docente
Qualidade de ensino