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CATEGORIAS DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE COMPRAS EM SUPERMERCADOS PARA CLIENTES DA TERCEIRA IDADE
Terceira idade
Varejo
Grupo focal
Comportamento do consumidor
Idoso
Supermercado
Consumer behavior
Seniors
Retail
Focus group
Pena, Henrique Lourenço | Postado em:
2016
Resumo
Com as mudanças no mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente de
supermercados, o comportamento do consumidor veio sofrendo algumas alterações. Com o
aumento do poder de compra da terceira idade, supermercados identificaram a necessidade de
atender os desejos específicos desse grupo de consumidores. Dessa fonna, este estudo tem
como objetivo, identificar as categorias de influência no processo de compra em
supermercado, sob o olhar de clientes aposentados. Para a consecução do objetivo, optou-se
pela coleta de informações por meio de grupos tocais. As opiniões apresentadas pelos
aposentados foram tratadas por meio de análise de conteúdo, levando-se em consideração,
categorias previamente observadas na literatura, além de categorias emergentes. Como
resultado, observou-se que embora preço e localização sejam elementos relevantes, não se
caracterizam mais como fatores determinantes de escolha. Aparentemente, a satisfação está
direcionada ao atendimento e à qualidade dos serviços de cada setor. Este grupo de
consumidores destaca-se pela disposição em vivenciar novas experiências de compra
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Comportamento consumidorTerceira idade
Varejo
Grupo focal
Comportamento do consumidor
Idoso
Supermercado
Consumer behavior
Seniors
Retail
Focus group
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