Metadata
Mostrar registro completo
QUALIDADE TOTAL APLICADA NOS PROCESSOS DE UMA CLÍNICA DE SAÚDE, UM ESTUDO DE CASO
Gestão
Saúde
SERVQUAL
Gestão da qualidade
Servqual
Setor de saúde
Quality
Management
Healthcare
Lago, Tasso Cardoso | Postado em:
2016
Resumo
O setor de saúde do Brasil é amplamente criticado. Inicialmente seria um direito garantido à população pela Constituição. No entanto, percebe-se que o setor de saúde pública é notóriamente ineficiente, sucateado, precário e sofre com a má gestão dos recursos. Nesse cenário de precariedade o setor de saúde privado ganhou força e cresceu, nos últimos 5 anos, aproximadamente 60% graças a criação de estabelecimentos auxiliares aos hospitais, como o surgimento de diversas clínicas e centro de saúde, desafogando os hospitais e promovendo maior dinâmica no setor.
Tal expansão acelerada e desordenada, ocorreu sem que práticas de qualidade fossem aderentes ao mesmo ritmo de crescimento, causando grande defasagem nos aspectos de qualidade. Muitos recursos são alocados em áreas que não trazem retornos atraentes ao cliente, onde os mesmos tiveram suas necessidades analisadas através de uma pesquisa aplicada na clínica em questão.
Esse estudo teve como base uma clínica de saúde localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Estado do Rio de Janeiro. Os três gestores da clínica participaram do estudo através da resposta de questionários e entrevistas individuais, estes responderam o mesmo questionário que os clientes, possibilitando, assim, perceber gaps de qualidade entre a percepção do cliente e do gestor. Através dos resultados dessa pesquisa foi elaborado um plano de ação visando aumentar o nível de serviço da clínica e promover um diferencial da clínica no mercado
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
QualidadeGestão
Saúde
SERVQUAL
Gestão da qualidade
Servqual
Setor de saúde
Quality
Management
Healthcare