DSpace
 

RIUFF >
Ciências Sociais Aplicadas >
EST - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis >
PPGAd - Programa de Pós-graduação em Administração >
PPGAd - Teses e Dissertações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/2091

Title: Pensamento social latino-americano e Administração: uma leitura pós-colonial da contribuição do CLACSO e de Darcy Ribeiro
Authors: Louredo, Fábio Moita
???metadata.dc.contributor.advisor???: Martins, Paulo Emílio Matos
???metadata.dc.contributor.members???: Ferraz, Joana D'Arc Fernandes
Borja, Klever Efraim Naranjo
Issue Date: 3-Aug-2016
Abstract: Atualmente no campo dos estudos organizacionais percebe-se uma grande presença de modelos e conceitos oriundos de países hegemônicos. Porém estes, quando aplicados no contexto social, econômico e cultural local, não apresentam a efetividade esperada. Diante disso, buscou-se neste trabalho uma abordagem pós-colonial, e a análise de conteúdo dos pensadores latino-americanos envolvidos com o tema. Isto revelou a influência da colonialidade nas ciências sociais. Para traçar um caminho alternativo, recorremos às reflexões de Darcy Ribeiro e suas intertextualidades com o pensamento social latinoamericano a fim de entendermos as razões da visão colonizada e buscarmos uma práxis livre e não subordinada aos poderes hegemônicos.
???metadata.dc.description.abstractother???: Actualmente en el campo de los estudios organizacionales se da cuenta una fuerte presencia de modelos y conceptos derivados de los países hegemónicos. Pero éstos, cuando se aplica a el contexto social, económico, y cultural local no tiene la efectividad esperada. Por lo tanto, en este estudio se buscó un enfoque postcolonial, y el análisis de contenido de los pensadores latinoamericanos que se ocupan de la cuestión. Esto reveló la influencia del colonialismo en las ciencias sociales. Para trazar una ruta alternativa, utilizamos las reflexiones de Darcy Ribeiro y su intertextualidad con el pensamiento social latinoamericano con el fin de comprender las razones de la visión colonizada y buscar una praxis libre y no sometida a los poderes hegemónicos.
URI: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/2091
Appears in Collections:PPGAd - Teses e Dissertações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fabio Moita.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback