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A VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO: O CASO DE TRÊS RIOS – RJ
Instituição
Qualidade
Sociedade
Valorização
Servidor público
Satisfação no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Neves, Oséias da Costa | Postado em:
2016
Resumo
Este trabalho destaca a importância da valorização do servidor público em prol do atendimento de qualidade à sociedade. A motivação, a satisfação no ambiente de trabalho, o reconhecimento do servidor para a administração e o desenvolvimento local faz-se necessária devido a sua importância para o desenvolvimento da Instituição pública. É um processo transformador levando a um comprometimento e envolvimento maior dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades procurando atingir a efetividade e a qualidade nos seus ambientes de trabalho. O desafio a ser enfrentado pela Prefeitura Municipal de Três Rios (PMTR) é resgatar a autoestima dos servidores desenvolvendo soluções e criando condições para que o reconhecimento do funcionário seja uma realidade. O comprometimento de incentivá-los nos fatores salariais, sociais, ambientais, fomentando-os a participarem dos cursos de capacitação, dos debates, das reuniões promovendo a interação social são objetivos principais da administração. Os servidores pertencem ao patrimônio maior da organização e são os responsáveis pela condução da máquina pública oferecendo à sociedade serviços de qualidade. A pesquisa tem cunho qualitativo registrando e detalhando todas as questões acerca da problemática abordada, através de entrevistas. O resultado que se apurou aponta na direção segundo a instituição, de que a valorização produz motivação. O ambiente torna-se acolhedor e os profissionais procuram ser eficientes e eficazes nas suas tarefas. De acordo, o representante dos servidores alega que as negociações para atualizar o plano de cargos e salários estão bem adiantadas. Diante deste quadro conclui-se que mesmo com toda a determinação e empenho em resolver este grande desafio, não se sabe ao certo se a questão da valorização atingirá a todos. De acordo com Bergamini (1997, p. 24), “trata-se de um aspecto intrínseco às pessoas, ou seja, ninguém pode motivar ninguém, e a motivação específica para o trabalho depende do sentido que se dá a ele“.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Servidor públicoInstituição
Qualidade
Sociedade
Valorização
Servidor público
Satisfação no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
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