O SABÁ DO SERTÃO: FEITICEIRAS, DEMÔNIOS E JESUÍTAS NO PIAUÍ COLONIAL (1750-58)
Magia
Inquisição
Jesuíta
Sertão
Magical practices
Inquisition
Jesuits
Backcountry
Santos, Georgina Silva dos | Postado em:
2013
Resumo
Esta dissertação tem como eixo principal os depoimentos de duas escravas mestiças, Joana e Custódia de Abreu, que assumiram participar de encontros noturnos firmados por pactos diabólicos no Piauí colonial. O documento foi escrito e enviado ao Tribunal do Santo Ofício de Lisboa pelo jesuíta Manuel da Silva e possui descrições muito semelhantes com os elementos que definem o complexo sabático europeu. O texto foi resultado da confluência de diversas crenças mágico-religiosas, a descrição dos encontros noturnos com o diabo se aproximou ora da magia popular, ora dos calundus coloniais e ora do sabá europeu. As intenções do padre ao enviar as confissões para a Inquisição parecem vir da vontade de denunciar o estado de “abandono religioso” dos sertões e de destacar a importância da Ordem do qual fazia parte. As fontes também funcionaram como indícios que levaram a compreensão de um cenário mais amplo e multifacetado, no qual foi possível investigar: o amplo uso de práticas mágicas no reino e na América Portuguesa; o papel da Companhia de Jesus no processo de colonização e catequização dos ameríndios, e as adaptações que a Instituição sofreu no Brasil; a ocupação dos sertões através da “Guerra dos Bárbaros”; e a formação cultural e religiosa do Piauí no século XVIII.
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
SILVA, Carolina Rocha. O sabá do sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí colonial (1750-58). 2013. 222 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminensem Niterói, 2013.Assunto(s)
Práticas mágicasMagia
Inquisição
Jesuíta
Sertão
Magical practices
Inquisition
Jesuits
Backcountry
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