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IMAGEM DO RIO DE DE JANEIRO COMO UM DESTINO TURÍSTICO: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS JOVENS PAULISTAS
Imagem dos destinos
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ)
Turistas
Opinião pública
Jovens
Tourism
Destinations´s image
Rio de Janeiro
Cardoso, Thais Caroline Almeida | Postado em:
2011
Resumo
O estudo se propõe a esclarecer a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico na percepção da dos jovens paulistas do Vale do Paraíba. E também a investigar a influência da imagem percebida na intenção de visitar o destino estudado e identificar as preferências de viagem do público alvo. O Rio de Janeiro foi escolhido como objeto de estudo da pesquisa tendo em vista a importância nacional e internacional da cidade como destino turístico. Foram realizados dois estudos por meio de combinações de metodologias qualitativas e quantitativas que indicaram o posicionamento da marca cidade do Rio de Janeiro no imaginário do público-alvo. No estudo 1, analisou o conteúdo do material promocional da cidade do Rio de Janeiro, e investigou o imaginário dos jovens paulistas. Foi observado no estudo 1, que existe concordância parcial entre as imagens percebidas com as imagens projetadas da cidade do Rio de Janeiro, diagnosticando que a capital carioca possui uma imagem contraditória. No estudo 2, examinou-se a imagem da cidade através da lista de atributos e de sentimentos gerados a partir do estudo 1. Posteriormente os resultados foram tratados por meio da análise fatorial a qual gerou 8 fatores: 1- “Rio é assustador”; 2- “Rio é lazer e férias”; 3- “Rio é agito e diversão”; 4- “Rio é carnaval e música”; 5- “Rio é cidade maravilhosa”; 6- “Rio é bem-estar, artes e tendências”; 7- “Rio é problemas
ambientais”; 8-“ Rio é gentileza”. Foi verificado no estudo 2, que fatores gerados estão de acordo com os elementos encontrados no estudo 1. Deste modo, ratificando que a percepção da imagem da cidade do Rio de Janeiro perante o público-alvo é contraditória. Ao mesmo tempo, percebem a cidade com um lugar de paisagens exuberantes, como também um lugar perigoso e violento. Este estudo permite concluir
que a imagem contraditória interfere na intenção e no interesse em visitar a cidade, como também na recomendação. Os resultados revelaram que não existe diferença na percepção da imagem entre o grupo dos turistas que já visitaram Rio de Janeiro e aqueles que ainda não a visitaram
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
TurismoImagem dos destinos
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ)
Turistas
Opinião pública
Jovens
Tourism
Destinations´s image
Rio de Janeiro