PERCEPÇÕES DO ALUNO ADOLESCENTE SOBRE A SAÚDE NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA MERLEAUPONTIANA
Adolescente
Saúde escolar
Adolescente
Percepção
Saúde escolar
Perception
Adolescent
School health
Faial, Ligia Cordeiro Matos | Postado em:
2015
Resumo
Este estudo faz parte de nossas inquietações vivenciadas ao longo de nosso percurso profissional em saúde no Instituto Federal Fluminense (IFF) que nos levaram a problematizar a saúde na educação escolar e sua contribuição na formação do adolescente. A adolescência é marcada por transformações biopsicossociais, que impulsionam mudanças no desenvolvimento do indivíduo, e sua forma de se relacionar consigo e com o meio. O adolescente tende ao isolamento no seu próprio mundo, guardando para si as dúvidas e os receios pertinentes a essa fase. Assumem comportamentos e hábitos que prejudicam sua saúde, tais como: o consumo de álcool e drogas, a violência, as práticas sexuais precoces e desprotegidas, a gravidez indesejada, os riscos das infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros. Porém, a saúde para o adolescente não é tarefa das mais simples, pois não se reduz às ações assistencialistas com foco na doença. Trata-se de um estudo que objetivou compreender a percepção do aluno sobre o serviço de saúde desenvolvido na escola, e construir, tomando como base a fala do aluno, uma proposta de intervenção com foco na proteção, prevenção e promoção à saúde do adolescente. Na metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica à luz do referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, em que a busca das vivências concorre para ampliar o campo de percepção sobre as sensações, desejos e necessidades dos seres humanos, o que contribui para a prática da saúde mais completa. A entrada em campo ocorreu nos meses de março e abril de 2015, após a aprovação do Protocolo do Projeto de Dissertação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, sob o n° 895.040. Mediante a disposição de urnas de sugestões em três locais de uso coletivo pelos alunos, procurou-se compreender o entendimento do discente sobre a saúde na escola. E através da entrevista fenomenológica com os discentes matriculados há cerca de um ano nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, na faixa etária de 14 a 20 anos, cujo encerramento ocorreu ao final do 34° encontro, buscou-se responder à questão: Conte para mim qual a sua percepção em relação à saúde na escola? Como resultado da apreensão dos significados e interpretação dos discursos emergiram três temas: a percepção da saúde no “mundo-da-vida” escolar, a percepção fenomenológica da saúde na formação escolar, a saúde em si e a saúde para a escola: a construção da proposta do adolescente para o seu “mundo-da-vida”. Desvelaram-se o desejo e a pretensão de uma assistência humanizada, o atendimento estendido aos três turnos escolares, ampliação da equipe de profissionais, ações interdisciplinares, com atenção à saúde mental, adoção de práticas pedagógicas em saúde, provimento de insumos e infraestrutura adequada à prática da saúde na escola. Conclui-se que a educação em saúde, o cuidado humanizado e a participação da comunidade escolar e da sociedade são os pilares para a dinamização da saúde escolar. A contribuição da saúde reside na possibilidade de ação integrada e articulada, de cunho crítico reflexivo, capacitando os adolescentes para o enfrentamento dos riscos e vulnerabilidades próprios dessa fase
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
FAIAL, Ligia Cordeiro Matos. Percepções do aluno adolescente sobre a saúde na escola: uma perspectiva Merleaupontiana. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Assunto(s)
PercepçãoAdolescente
Saúde escolar
Adolescente
Percepção
Saúde escolar
Perception
Adolescent
School health