DSpace
 

RIUFF >
Ciências Humanas, Linguísticas, Letras >
IHT - História >
LABHOI - Laboratório de História Oral e Imagem >
LABHOI - Artigos de periódicos e Trabalhos apresentados em Eventos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/149

Title: O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de história
Authors: Knauss, Paulo
Issue Date: Sep-2005
Citation: KNAUSS, Paulo. O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de história. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 279-295, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a02v2567.pdf>.
Abstract: O trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a questão da ciência no ensino de história. Defende que a aprendizagem escolar pode ser caracterizada como uma iniciação científica colocando no centro de suas preocupações as diferentes bases lógicas da construção do conhecimento científico. O texto parte da constatação de que nas percepções de professores e alunos há uma dificuldade de definir o conhecimento como científico. A partir daí, o trabalho procura caracterizar a diversidade dos modelos de ciência, discutindo como o saber histórico científico se apóia em várias lógicas explicativas. A discussão permite caracterizar como o saber disciplinar acadêmico é reconfigurado no contexto escolar, permitindo que na escola seja possível explorar a diversidade científica.
???metadata.dc.description.abstractother???: This paper aims to contribute to the discussion on the issue of science in history teaching. It advocates that school learning may be characterized as a scientific initiation focusing on the different logical bases of the construction of scientific knowledge. The text first observes that both teachers and students feel how difficult it is to define any knowledge as scientific. It then attempts to characterize the different models of science, discussing how the scientific historical knowledge relies on many explicative logics. The discussion allows characterizing how the academical discipline knowledge is reconfigured in the context of school, enabling the possibility of exploring the scientific diversity at school.
URI: http://200.20.0.147:8080/jspui/handle/1/149
Appears in Collections:LABHOI - Artigos de periódicos e Trabalhos apresentados em Eventos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Knauss, Paulo-O desafio da ciencia.pdf83.02 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback