O DESAFIO DA CIÊNCIA: MODELOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Conhecimento científico
Diversidade científica
Historical teaching
Scientific knowledge
Scientific diversity
Knauss, Paulo | Postado em:
2005-09
Resumo
O trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a questão da ciência no ensino de história. Defende que a aprendizagem escolar pode ser caracterizada como uma iniciação científica colocando
no centro de suas preocupações as diferentes bases lógicas da construção
do conhecimento científico. O texto parte da constatação de que
nas percepções de professores e alunos há uma dificuldade de definir
o conhecimento como científico. A partir daí, o trabalho procura caracterizar
a diversidade dos modelos de ciência, discutindo como o saber
histórico científico se apóia em várias lógicas explicativas. A discussão
permite caracterizar como o saber disciplinar acadêmico é reconfigurado
no contexto escolar, permitindo que na escola seja possível explorar
a diversidade científica.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Artigo de periódicosFonte
KNAUSS, Paulo. O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de história. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 279-295, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a02v2567.pdf>.Assunto(s)
Ensino de históriaConhecimento científico
Diversidade científica
Historical teaching
Scientific knowledge
Scientific diversity
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: