EMBRULHADO PARA PRESENTE? FOTOGRAFIA, CONSUMO E CULTURA VISUAL NO BRASIL (1930-1960)
Publicidade
Cultura do consumo
História
Photography
Publicity
Consumption culture
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | Postado em:
2007
Resumo
O texto analisa a crescente influência cultural norte-americana nos padrões de consumo de massa, enfatizando o estudo da relação entre fotografia e publicidade nas revistas ilustradas, no período de 1930 a 1960. Abordam-se os aspectos políticos da elaboração da política da Boa Vizinhança e suas relações com a cultura do consumo; destaca-se na análise das imagens a dimensão intertextual da expressão visual na produção do imaginário consumista.
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Tipo de documento
Anais de EventoPublicador
Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Descrição
Artigo apresentado ao XXIV Simpósio Nacional de História - 2007Fonte
ESSUS, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade. Embrulhado para presente? Fotografia, cosnumo e cultura visual no Brasil (1930-1960). In: XXIVSimpósio Naciona de História - ANPUH, 2007, São Leopoldo. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos: anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007. p. 1-10.Assunto(s)
FotografiaPublicidade
Cultura do consumo
História
Photography
Publicity
Consumption culture