O PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO DA AÇÃO DIALÓGICA ENSINO-SERVIÇO
Estágios
Planejamento participativo
Atenção primária à saúde
Educação em enfermagem
Estágios
Planejamento participativo
Atenção primária à saúde
Nursing education
Participatory planning
Training
Primary health care
Rodrigues, Lília Marques Simões | Postado em:
2012
Resumo
O objetivo desta dissertação é avaliar o planejamento do Estágio Curricular
Supervisionado de Enfermagem na Atenção Básica (ESEAB) em uma perspectiva da ação dialógica de 10 (dez) docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, 10(dez) preceptores da Rede Municipal de Vassouras – RJ e 10 estudantes dos 7.º período do referido Curso. O estudo focaliza a ação dialógica acerca do ensino-serviço no planejamento do ESEAB visando à formação de
enfermeiros críticos-reflexivos. A pesquisa descritivo-exploratória segue uma abordagem qualitativa de investigação, visto que tem como fonte de geração de dados um ambiente natural. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2011, tendo por instrumento de geração de dados questionários com questões abertas, aplicados aos participantes. O conceito-chave do arcabouço teórico da dissertação é a Teoria da Ação Dialógica. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática
de conteúdo, que possibilitou identificar as categorias referentes. Também utilizamos a perspectiva teórica de Freire para discutir os dados. Os resultados apontam que o ESEAB investigado ocorre com base em um planejamento participativo entre os docentes e preceptores, não incluindo os estudantes, embora eles demonstrassem que teriam muito a contribuir com essa etapa pedagógica. Além disso, houve uma convergência de propósitos entre os projetos assistenciais e de ensino e uma aproximação com os princípios do SUS. Nas considerações finais asseveramos que o planejamento do ESEAB em foco ocorre de forma participativa, mas é necessária a inserção dos estudantes para que se torne um planejamento dialógico. Desta feita, indicamos que o diálogo precisa ser expandido para abranger outras profissões e atores agentes no Sistema de Saúde, de sorte que as práticas do ESEAB se constituam segundo uma perspectiva de ação interdisciplinar
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
Rodrigues, Lília Marques Simões. O planejamento do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: avaliação da ação dialógica ensino-serviço. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012Assunto(s)
Educação em enfermagemEstágios
Planejamento participativo
Atenção primária à saúde
Educação em enfermagem
Estágios
Planejamento participativo
Atenção primária à saúde
Nursing education
Participatory planning
Training
Primary health care