A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM NA UTI NEONATAL: PESQUISA EXPLORATÓRIA DE CAMPO
Educação permanente
UTI neonatal
Educação continuada
Equipe de enfermagem
Unidades de terapia intensiva neonatal
Nursing
Permanent education
ICU neonatal
Godinho, Jannaina Sther Leite | Postado em:
2009
Resumo
A educação permanente em saúde (EPS) tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Apesar da importância da educação permanente vir crescendo, apresenta-se vaga quanto ao seu papel na reorganização dos modelos assistenciais e na reestruturação das formas de intervenção educativa no interior dos serviços de saúde. O presente trabalho tem como objeto o processo de educação permanente da equipe de enfermagem da UTI Neonatal. O estudo visa: compreender a necessidade de Educação Permanente dos profissionais de enfermagem que trabalham em UTI – neonatal e caracterizar a demanda de capacitação da UTI – neonatal. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de campo com coleta de dados em outubro de 2007. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizado com treze profissionais da equipe de enfermagem de um Hospital Universitário no município de Vassouras/RJ. Com base na análise de conteúdo emergiram questões sobre as competências necessárias para a atuação da equipe de enfermagem na UTI Neonatal, as principais dificuldades desta equipe na atuação diária e as necessidades de educação permanentes desta equipe. Os resultados demonstraram haver uma grande preocupação da equipe de enfermagem em relação aos aspectos técnicos/administrativos deste setor. Além disso, observou-se que as principais dificuldades desta equipe quanto a sua atuação estava na prática técnica/administrativa, na humanização da assistência e nos aspectos interpessoais/multiprofissionais do cuidado. Conclui-se que as competências necessárias para a atuação da equipe de enfermagem na UTI Neonatal são adquiridas nos cursos de atualização e na prática diária desta equipe neste setor. Isso demonstra o papel fundamental da Educação Permanente para a aquisição das competências necessárias para a atuação desta equipe
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
GODINHO, Jannaina Sther Leite. A educação permanente em enfermagem na UTI neonatal: pesquisa exploratória de campo. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009Assunto(s)
EnfermagemEducação permanente
UTI neonatal
Educação continuada
Equipe de enfermagem
Unidades de terapia intensiva neonatal
Nursing
Permanent education
ICU neonatal