A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Trabalho
Satisfação no trabalho
Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Nursing team
Work
Job satisfaction
Souza, Ângela Maria Nunes de | Postado em:
2014
Resumo
O interesse da pesquisa parte da experiência de trabalho no ambulatório de um hospital universitário. O estudo tem como perspectiva a humanização da assistência visando à satisfação e integração do trabalhador. Objetivos: criar um produto voltado para o acolhimento do trabalhador como mecanismo de atendimento à satisfação de sua principal necessidade; descrever as condições de trabalho da equipe de enfermagem no contexto do serviço ambulatorial; analisar as estratégias adotadas pela equipe voltadas para a satisfação no trabalho. Metodologia: abordagem qualitativa, estudo descritivo e exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os 30 integrantes da equipe de enfermagem do ambulatório de um hospital universitário. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, e o tratamento dos dados se deu pela análise de discurso. Resultados e análise: os dados foram organizados em três categorias. I - O contexto do trabalho e as possibilidades de realização: o estresse foi o componente mais citado, devido às condições de trabalho e a capacidade laboral dos funcionários, como também percebem que o desgaste e o nível de estresse são menores se comparado com outros setores do hospital; a maioria informou estar satisfeito com o trabalho no ambulatório se comparado com outros setores do hospital; II – Concepções sobre o acolhimento no ambulatório do hospital: relataram que o acolhimento fica muito no plano teórico e filosófico, mas não está contextualizado à realidade do trabalhador; quanto à busca de bem-estar, alguns utilizam recursos oferecidos pela instituição, mas a maioria utiliza de estratégias fora da instituição, porém todos reconhecem a importância delas; quanto à participação na instituição, existe de modo relativo, porém os sujeitos ressaltam que a enfermagem tenta ter voz ativa nas decisões; III- Relações humanas no trabalho: para a maioria ocorre de modo harmônico, contudo surgem determinados conflitos de relações entre a equipe de enfermagem e a equipe multiprofissional; no que tange à perspectiva para o futuro, a maioria aguarda a aposentadoria, sendo que alguns ainda pretendem investir na profissão. Produto do mestrado: uma proposta de saúde voltada para o acolhimento do trabalhador de enfermagem no ambulatório – Atividade de atendimento interdisciplinar em saúde. Considerações finais: conclui-se que a satisfação é um mecanismo importante na realização do trabalho e na vida do trabalhador. A satisfação no trabalho é influenciada por necessidades individuais e sociais. É importante a instituição investir no trabalhador e este retribuir com recursos estratégicos de prevenção e promoção de bem-estar em sua vida. Enfim, a felicidade não é uma meta impossível para o nosso século, mas desejável e que requer condições para que os níveis das necessidades humanas sejam atendidas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFonte
SOUZA, Ângela Maria Nunes de. A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014Assunto(s)
Equipe de enfermagemTrabalho
Satisfação no trabalho
Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Nursing team
Work
Job satisfaction