Navegação por autor "Soares, Flávia"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Acervos e arquivos na cidade do Rio de Janeiro: possibilidades para a pesquisa em história da educação matemática
Soares, Flávia | Postado em: 2015Em seu conhecido artigo “A Cultura Escolar como objeto histórico”, Dominique Julia afirma que “o historiador sabe fazer flechas com qualquer madeira”. Felizmente quando essa madeira é de boa qualidade e farta, o historiador ... -
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
Soares, Flávia | Postado em: 2010Na tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de ... -
Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna
Soares, Flávia | Postado em: 2005O Movimento da Matemática Moderna no Brasil foi um movimento de renovação curricular que chegou ao Brasil na década de 60 e permaneceu como uma alternativa para o ensino de Matemática por mais de uma década. Antes das ... -
Defining math teachers knowledge: discussion about examinations for elementary and secondary teachers in Brazil in the nineteenth century
Soares, Flávia | Postado em: 2008Educational reforms require an evaluation of all the elements which have to do with the school environment, such as students, textbooks and teachers, among others. It is common sense that a good teacher is essential to the ... -
Ensino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundo
Soares, Flávia | Postado em: 2008O movimento de renovação de ensino conhecido como Matemática Moderna chegou ao Brasil na década de 60 impulsionado por reformas que estavam acontecendo em outros paises. Antes disso,no início do século XX, manifestações ... -
O Ensino de matemática na imprensa periódica do Rio de Janeiro no século XIX
Soares, Flávia | Postado em: 2013Na história da educação brasileira, o século XIX, marca o início do processo de escolarização no país, com a criação de escolas de ensino médio, faculdades de Medicina e Direito, com o aumento do mercado de livros e um ... -
A imprensa periódica educacional como fonte para a história da educação matemática do século XIX
Soares, Flávia | Postado em: 2013Na trajetória da educação brasileira, o século XIX marca o início do processo de escolarização no país com a instituição dos liceus, das faculdades de Medicina e de Direito, com a expansão do mercado de livros e um ... -
Movimento da Matemática no Brasil: avanço ou retrocesso
Soares, Flávia | Postado em: 2001Esta dissertação se propôs a estudar um capítulo da História da Educação Matemática no Brasil analisando o Movimento que ficou conhecido no mundo inteiro por Matemática Moderna ou Nova Matemática. Nosso interesse é relatar ... -
As políticas de avaliação do livro didático na era vargas: a comissão nacional do livro didático
Soares, Flávia et al. | Postado em: 2005O presente trabalho tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de avaliação de livros didáticos, desenvolvido pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), criada por Getúlio Vargas em dezembro de ... -
Seleção de Professores de Matemática no Colégio Pedro II durante o Império
Soares, Flávia | Postado em: 2007Na tentativa de investigar a realidade histórica do ensino de matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir ...