Navegação por autor "Dassie, Bruno Alves"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 33
-
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2018Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de ... -
Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático
Morais, Letícia Maria Ferreira da Costa de et al. | Postado em: 2019O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado ... -
Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna
Marins, Pedro de Nogueira et al. | Postado em: 2021Desde a emergência do campo da História da Educação Matemática no Brasil as pesquisas sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) se fazem presentes a partir de trabalhos de diferentes ... -
A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2012A Comissão Nacional do Livro Didático foi instituída pelo Governo Federal em 1938.Algumas pesquisas analisaram os trabalhos dessa comissão, principalmente, na gestão de Gustavo Capanema (1934-1945) no Ministério da Educação ... -
O conceito de função em livros didáticos para a escola brasileira
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2010Este artigo examina como o conceito de função, básico da Matemática, é abordado em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário, escritos antes de 1930. Hoje, enfatiza-se que este conceito deve ser estudado ... -
Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2018Atualmente diferentes orientações aos professores sobre o livro didático são elaboradas e publicadas separadamente sob a denominação de manual do professor. No entanto, antes da confecção desse impresso, na década de ... -
Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2014Nosso objetivo neste texto é apresentar a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou o ensino de matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, a partir das propostas de Georges Papy, no final da ... -
E antes do manual pedagógico? Recados, lembretes e orientações aos professores de matemática para o uso do livro didático
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2014O presente trabalho tem por finalidade divulgar resultados de um projeto que tem por finalidade analisar como as orientações aos professores quanto ao uso do livro didático de matemática foram materializadas antes da ... -
Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna
Soares, Flávia dos Santos et al. | Postado em: 2004O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise das principais reformas do ensino da matemática no Brasil no século XX. Partindo da Reforma Francisco Campos até a última das grandes reformas do referido século, a Matemática ... -
Epistemologia dos Números Relativos: uma reflexão necessária e atual para a sala de aula de matemática
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2010O artigo Epistemologia dos Números Relativos, de Georges Glaeser, foi publicado originalmente na Recherches en didactique des mathématiques, em 1981. No Brasil, o texto foi publicado em 1985, neste Boletim, numa tradução ... -
Escola normal, ensino primário, formação de professores e impressos didáticos: reflexões para o campo de pesquisa
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2014Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Matemática na escola normal de NATAL/RN (1896– 1925): alguns fragmentos de história, de ... -
Euclides Roxo e a constituição da educação matemática no Brasil
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2008O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da ... -
Euclides Roxo: engenheiro, professor, intelectual e educador matemático
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2010Este artigo apresenta a trajetória profissional de Euclides Roxo considerando fatos que precederam sua atuação como reformador educacional. São apresentadas considerações sobre o mercado de trabalho do engenheiro no início ... -
Eugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2010É difícil precisar o momento exato em que teriam surgido os primeiros indícios de um ensino de matemática no Brasil e de como esses primeiros indícios possam ter se transformado no que hoje considera-se Educação Matemática. ... -
Experiências com matemática moderna em turmas do primeiro grau na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
Marins, Pedro Nogueira de et al. | Postado em: 2020Neste texto apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa realizada para a elaboração de uma dissertação que mapeou experiências envolvendo o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói ... -
A formação de professores no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2008O objetivo desta comunicação oral é apresentar alguns detalhes sobre os cursos de formação de professores de matemática na Universidade do Distrito Federal e na Faculdade Nacional de Filosofia. Entre as informações ... -
A formação do professor de matemática na Escola de Ciências da Universidade do Distrito Federal
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2008A Universidade do Distrito Federal – UDF – foi criada em 1935, pelo Decreto nº 5.513, de 4 de abril de 1935. Tal instituição foi responsável, entre outras coisas, pela formação do professor de Matemática para a escola ... -
A hermenêutica de profundidade como possibilidade metodológica para as pesquisas em educação matemática
Cardoso, Virgínia Cardia et al. | Postado em: 2013O minicurso abordará o uso do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) nas pesquisas em Educação Matemática. Pretendemos: 1) realizar uma discussão teórica sobre este referencial metodológico, buscando ... -
O livro didático de Matemática da escola secundária brasileira na Primeira República (1889-1930)
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2011Entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930, os programas de ensino passaram de uma estrutura fragmentada (aritmética – álgebra – geometria – trigonometria) para uma unidade denominada matemática . Esta ... -
A matemática do curso secundário na reforma Gustavo Capanema
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2001Esta dissertação reconstrói a história do ensino de matemática na escola secundária brasileira, no período de 1936 a 1942. Tal reconstrução, feita por intermédio de documentos, tem como foco a reforma do ensino secundário, ...