Navegação por autor "Dassie, Bruno Alves"
Itens para a visualização no momento 21-33 of 33
-
O Minicomputador de Papy: uma interpretação sobre sua produção no Brasil
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2020O objetivo deste texto é apresentar uma interpretação sobre a produção do Minicomputador de Papy no Brasil, material didático idealizado por Georges Papy. Para isso, este texto é guiado pela seguinte problematização: ... -
Números negativos e imprensa no brasil: as discussões no periódico União Acadêmica
Rezende, Wanderley Moura et al. | Postado em: 2019O presente trabalho tem por objetivo analisar textos sobre as quantidades negativas que circularam no Brasil no século XIX, em particular, os que foram publicados na imprensa periódica pelo jornal União Acadêmica, do Rio ... -
Paratextos editoriais e História da Educação Matemática: uma leitura de livros didáticos
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2011O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns elementos do livro didático que podem ser utilizados como subsídios para uma análise da história da Educação Matemática devido à diversidade de fatos que os mesmos ... -
As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2013Propõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras ... -
As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2004Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, este colégio adotou como metodologia de ensino da disciplina ... -
As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro.
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2014Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, este colégio adotou como metodologia de ensino da disciplina ... -
Os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2011Com a nova estrutura para a matemática escolar implantada pelo Colégio Pedro II, a partir de 1929, surgiu também um novo tipo de livro didático destinado a esta disciplina. A matemática na educação secundária deveria ser ... -
O problema da documentação para a história da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2012Nesse texto apresento reflexões sobre a temática desta mesa redonda, elaboradas a partir de experiências que estão sendo realizadas em pesquisas no campo da História da Educação Matemática, desde o curso de Mestrado até ... -
As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira
Dassie, Bruno Alves | Postado em: 2011O objetivo deste artigo é apresentar quais foram as propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira entre as décadas de 1920 e 1940. Iremos descrever as principais ... -
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2021Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram ... -
Teorema de Pitágoras e matemáticos amadores do Brasil
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2005O objetivo deste artigo é mostrar o interesse por Matemática existente no Brasil por pessoas que não eram matemáticos profissionais. São reproduzidas dezoito demonstrações do teorema de Pitágoras e as comparamos com as ... -
A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2015O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro a partir das ... -
Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
Marins, Pedro de Nogueira et al. | Postado em: 2020Este texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada para ao desenvolvimento de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Federal Fluminense, que teve por objetivo realizar um mapeamento de experiências do ...